Implantodontia
Os pilares do seu sorriso. Viva com mais liberdade e confiança!
É a especialidade odontológica que tem como objetivo fixar na mandíbula ou na maxila implantes que servirão de suporte para próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais. Os implantes são próteses fixas, retidas em sua posição por pinos integrados ao osso. São pinos rosqueáveis de titânio que, após a sua instalação vão se unir ao osso, dando assim o suporte necessário para confecção do trabalho protético.
Dê adeus aos incômodos da dentadura!
Mais do que um sorriso bonito, a implantodontia garante a reabilitação das funções orais do paciente, como a mastigação e a fonética. Com técnicas avançadas, a instalação de implantes odontológicos traz inúmeros benefícios para o paciente. E, o mais importante, sem acarretar grandes desconfortos.
Atualmente, com o uso de técnicas modernas, a cirurgia para a colocação de implantes é feita de forma rápida e segura.
O primeiro passo é o planejamento individualizado de acordo com a necessidade do paciente. Para isso são realizados exames de imagens e laboratoriais.
Também é necessário um alinhamento entre o implantodontista e o protesista. O protesista é o responsável pela confecção das próteses que serão colocadas posteriormente sobre os implantes.
De modo simplificado, a cirurgia consiste em abrir a gengiva e instalar, com o auxílio de brocas, os parafusos dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar. Depois disso, são dados alguns pontos no local.
Há casos especiais em que não há osso suficiente para a fixação do implante. Aí, então, é necessária a colocação de um enxerto ósseo. Isso acontece devido a um processo chamado “reabsorção óssea”, no qual o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente em virtude da ausência do dente.
Dói?
Embora seja desconfortável, todo o procedimento é feito com uso de anestesia local e, em alguns casos, pode-se fazer uma sedação consciente.
O processo de cicatrização do implante em volta do osso dura, em média, quatro meses. A colocação de uma prótese provisória pode ser feita no mesmo dia, mas somente o implantodontista pode avaliar quando e como isso deve acontecer.
Na segunda etapa do tratamento, o cirurgião dentista faz uma pequena incisão no local do implante para conectá-lo com a cavidade oral. Depois disso, é possível começar o processo para moldar a prótese que será colocada sobre o implante.