O conhecido tratamento de canal.

Clique aqui e agende sua consulta pelo Whatsapp

"Endo" significa "dentro ou interno", "odóntos" quer dizer "dente", e "ia" significa ação. Ou seja, a endodontia é uma especialidade destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz.

É a área da Odontologia responsável pelo tratamento das doenças da polpa do dente, popularmente conhecida como “tratamento de canal”.

A Endodontia também atua na correção de trincas, fraturas e outros traumas que venham a comprometer a estrutura interior do dente.

Em quais casos é necessário fazer um tratamento endodôntico?

Quando uma criança ou adulto sofre uma pancada, é o endodontista que deve avaliar e acompanhar a pessoa através de exames de radiografia, exame clínico e anamnese.

Outra situação comum é quando a restauração do dente cai e a pessoa vai deixando a consulta para depois, até que o dente começa um processo agudo de dor.

As causas mais comuns dos problemas que afetam a estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Bruxismo, ranger os dentes e roer as unhas contribuem para o desgaste dos dentes, causando fraturas e deixando-os mais vulneráveis à problemas internos.

O tratamento endodôntico é indicado para pacientes que sofrem de problemas que acabam comprometendo a raiz do dente. Sendo assim, a necessidade de tratar o canal deve ser avaliada nos seguintes casos:

• cáries profundas

• dentes quebrados ou trincados

• sensibilidade intensa, especialmente a alimentos frios e quentes

• traumas com indicação de tratamento protético